terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Bolsas europeias sobem após dados espanhóis fortes; Dax +0,16%


As bolsas europeias subiram nesta terça-feira após a divulgação de dados fortes sobre a atividade do setor de serviços espanhol, embora a incerteza política na zona do euro continue pesando.

Durante as negociações europeias da manhã, o índice EURO STOXX 50 subiu 0,37%, o CAC 40 da França avançou 0,43%, ao passo que o DAX 30 da Alemanha apresentou alta de 0,16%.

O grupo de pesquisas Markit informou que seu índice de gerentes de compras (PMI) para o setor de serviços da Espanha subiu para 47 em janeiro, de uma leitura de 44,3 no mês anterior, superando as expectativas de uma queda para 44,1.
Enquanto isso, as novas incertezas políticas na Espanha e na Itália reviveram os temores acerca de uma nova crise da dívida na região, fazendo o custo do endividamento desses países subir.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, enfrentou pedidos de resignação do posto após alegações de corrupção contra ele e suas autoridades seniores no atual Partido Popular, ao passo que a incerteza quanto ao resultado das próximas eleições italianas cresceram uma vez que o ex-primeiro ministro, Silvio Berlusconi, subiu nas pesquisas de opinião.

O setor financeiro ficou em alta, uma vez que os papéis dos bancos franceses Societe Generale e BNP Paribas subiram 0,84% e 0,16%, ao passo que os do banco alemão Deutsche Bank avançaram 0,35%.

Outros bancos da zona do euro também apresentaram ganhos, com as ações dos italianos Unicredit e Intesa Sanpaolo alavancando 2,72% e 2,12%, ao passo que as dos bancos espanhóis Banco Santander e BBVA se recuperaram 1,22% e 0,86%.

Em outros lugares, as ações da Munich Re alavancaram 2,72% após a maior resseguradora mundial ter dito que aumentará seu dividendo de 2012.

No lado negativo, as ações do Royal KPN NV despencaram 21,46% após anúncio de que a empresa venderá € 4 bilhões em ações.

Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,54%, uma vez que os mercados estavam aguardando a divulgação dos dados sobre a atividade do setor de serviços britânico, na tarde de hoje.

A gigante Anglo American apresentou ganhos, com suas ações subindo 0,74%, ao passo que as ações da rival BP cresceram 1,64%.

Enquanto isso, as ações de mineração apresentaram perdas. As ações da BHO Billiton caíram 0,12%, as da Eurasian Natural Resources recuaram 0,76%, ao passo que as da produtora de cobre Xstrata contraíram 0,47%.

O setor financeiro britânico apresentou cenário misto, com as ações do Lloyds Banking subindo 0,20% e as do Royal Bank of Scotland avançando 0,81%, ao passo que as do HSBC Holdings e Barclays caíram 0,07% e 0,44% respectivamente.

Nos EUA, os mercados acionários apontaram abertura em alta. Os futuros do Dow Jones Industrial Average apontaram alta de 0,15%, os do S&P 500 sinalizaram aumento de 0,24%, ao passo que os do Nasdaq 100 indicaram ganho de 0,15%.

Também hoje, o Markit disse que o PMI para o setor de serviços da Itália caiu 43,9 em janeiro, dos 45,6 atingidos no mês anterior, decepcionando as expectativas de um aumento para 45,8.

No fim do dia, o Instituto de Gestão de Abastecimento (ISM) dos EUA deve publicar um relatório sobre a atividade do setor de serviços.

By Forexpro

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...